Busca

 

by Vania Siguel

Sejam bem vindos !



Sintam-se em casa !



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Diferenças fragrâncias EDP, EDT e EDC


Um colega meu de trabalho, ontem veio me perguntar e dizer que não sabia a diferença entre EDT e EDP, ao comprar um perfume via internet e me pediu ajuda, então resolvi pesquisar alguma coisa para colocar aqui para esclarecer um pouquinho sobre as tais diferenças.
As definições de EdT, EdC, EdP, que são os “formatos” mais populares atualmente, no universo das fragrâncias, são apenas nomes para definir taxas de concentração de perfume em si.
Assim, sabemos qual a concentração de perfume puro (normalmente um extrato oleoso) foi dissolvido nesta solução.
Em relação à qualidade, as nomenclaturas não fazem diferença alguma. O que importa sempre é a qualidade dos óleos essenciais usados para fazer o perfume. Esta alquimia é decidida pelo nez, ou “nariz”, como são chamados os perfumistas, e o aroma e sofisticação de uma fragrância independem da quantidade destes elementos, e sim, do perfeito equilíbrio entre os aromas (notas e acordes).
Obviamente, a concentração de extrato de perfume de uma fragrância vai alterar sua longevidade na pele. Isto acontece por causa da quantidade de compostos aromáticos oleosos. Entretanto, sem o álcool, a fragrância não se desenvolveria conforme conhecemos hoje.
Cada perfumaria tem liberdade para definir estas concentrações dentro destas faixas. Por isto, não raramente um EdT será mais concentrado que um EdP.
Os Extrait de Parfum, ou Parfum, são as fragrâncias comerciais mais concentradas (entre 15 a 40%). Entretanto, isto não quer dizer que todas tenham grande projeção; muitas serão ainda sutis, apenas com a famosa fixação, maior.
O verdadeiro concentrado de perfume tem (100%).
Os Eau de Parfum (EdP) têm entre 10-20% de concentração, mais tipicamente 15%. Mais populares nos anos 80, estão perdendo força para os EdT, em nosso século acostumado com diversidade, e fácil acesso a odorizantes.
Os Eau de Toilette têm entre 5 a 15% de compostos aromáticos em sua composição, e atualmente se tornaram populares, inclusive alavancando o uso dos atomizadores e sprays.
Hoje em dia são poucos perfumes vendidos sem válvulas spray, que podem permitir uma aplicação mais generosa. Perfumes puros usavam gotas, permitindo um controle maior da aplicação. Uma versão EdP e EdT de um perfume não precisam ter a mesma fragrância. Podem dividir poucos acordes em comum.
.Os EdC, ou Eau de Cologne, são uma categoria à parte, com regras de composição definidas. Ainda assim, ultimamente perfumes mais refrescantes estão remodelando este conceito e adotando também a nomenclatura, por causa do teor de compostos aromáticos.
Os EdP masculinos são muito raros. Aliás, em alguns lugares são chamadas colônias, ou eau de cologne, mesmo sem serem.
Os Eau de Splash ou mesmo Eau Parfumée reúnem as concentrações mais leves, com menos de 8% de compostos aromáticos.
Fonte: Sepha perfumaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados previamente. Não use comentários ofensivos. Agradeço a todos!