Busca

 

by Vania Siguel

Sejam bem vindos !



Sintam-se em casa !



terça-feira, 20 de julho de 2010

Baião de dois do Amazonas



Eu, morei durante alguns bons anos no estado do Amazonas e aprendi a fazer muita comida boa daquela terra linda, com seu povo hospitaleiro e amigo!

Tenho grandes e boas recordações, a culinária do Amazonas é uma mistura da culinária de Belém com a culinária do Rio de Janeiro, muito boas por sinal.

O que era muito gostoso aos domingos era ir em clube la de Manaus e saborear o delicioso baião de dois com sardinha, servido com aquele coentro delicioso e a beira do rio, a rede montada debaixo das árvores, a água do rio escura contrastando com a azulzinha da piscina, era muito bonito de se ver....eram dias muitos bons, tirando a musica alta, que acabava incomodando um pouco, pois a gente não conseguia ouvir o canto dos pássaros que estavam sempre próximos.

Dessa boa recordação, eu aprendi a fazer o baião de dois, que faço até hoje na minha casa, meus filhos e parentes adoram. É uma receita que não vai nem queijo coalho e nem manteiga de garrafa, o tradicional baião, mas que do mesmo jeito fica uma delícia. Vou passar a receitinha que fiz esses dias atrás e que estava faltando postar aqui.


Ingredientes:
3 colheres (sopa) de óleo
200 g de carne seca cortada em cubos
1 xic (chá) arroz lavado e escorrido
4 dentes de alho amassados
1 cebola media picada
2 xic (chá) feijão fradinho
3 fatias de bacon cortado em cubinhos
Pimentão verde, amarelo, vermelho picadinhosCoentro e cebolinha picadinhos


Modo de fazer:

Coloque a carne seca de molho numa tigela com água. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro, trocando a água . No dia seguinte, escorra a água e coloque a carne numa panela de pressão até cozinhar, uns 20 minutos mais ou menos, ou até a carne ficar macia. Espere esfriar e desfie a carne. reserve

Cozinhe o feijão com um pouquinho de alho, até ficar macio. reserve

Faça o arroz separadamente com alho e cebola e um pouquinho sal. reserve

Frite o bacon na manteiga, tire um pouco do excesso de gordura, frite o alho, cebola, e pimentões e acrescente a carne desfiada. Coloque o feijão cozido, mexa e coloque o arroz e misture com os ingredientes, coloque a cebolinha e coentro juntos e jogue alguns por cima.

Sirva com peixe frito ou com bistequinha de porco frita e salada.

Essa receita o baião fica bem soltinho, e saboroso....!

3 comentários:

  1. estive em manaus, em 12.05.2014, e adorei, o baião de dois, só que não tinha, becan,,nem,carne seca, somente o feijão e o arroz com urucum e coentro,era uma delicia.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo. Não leva carne. É o arroz o feijão e os temperos cheiro verde deixa ele mais úmido.

    ResponderExcluir
  3. Realmente sou de Manaus e nunca vi bacon no baião! nem três tipos de pimentão. basta o cheiro verde, já fica otimo.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados previamente. Não use comentários ofensivos. Agradeço a todos!