Busca

 

by Vania Siguel

Sejam bem vindos !



Sintam-se em casa !



quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sardinha de panela de pressão!

Um pouquinho da história da sardinha, visto que é um peixe muito menos badalado do que o salmão, a sardinha também é um peixe muito rico em ômega 3, gordura essencial que tem mostrado efeitos protetores à saúde cardiovascular.
Além disso, tem a virtude de ser muito mais barata.
Conhecida desde tempos remotos, tanto na costa do Mediterrâneo quanto na do Atlântico, a sardinha já era pescada e conservada em sal pelos fenícios. Antigos egípcios, gregos e romanos também consumiam bastante o peixe, tanto fresco quanto em conserva.
Na Idade Média, esse peixe, que ganhou o nome em alusão à ilha de Sardenha, onde é muito abundante, exerceu papel essencial na alimentação dos europeus.
Especialmente entre as camadas mais pobres da população, era uma fonte barata de proteínas e energia.
Foi nesta época que as sardinhas começaram a ser conservadas em óleo de oliva e vinagre. Porém, as sardinhas em conserva de óleo da forma como conhecemos hoje só surgiram no século 19.



Essa receita de sardinha de panela de pressão  eu recebi da esposa de um colega de trabalho, faço sempre aqui em casa, fica muito gostoso para comer com um arroz e uma salada verde.
Vou passar a receitinha:
1 kg de sardinha limpa;
3 tomates italianos com casca e sementes cortado em quadradinhos;
1 cebola media cortada em quadradinhos;
3 dentes de alho amassados;
1/2 xicara de azeite de oliva ou oleo de canola
1/2 xicara de vinagre ou cerveja.
pimenta calabresa torrada e manjericao se gostar.
cebolinha verde; sal a gosto.

Modo de fazer:
Lave bem as sardinhas e passe limão e deixe descansando por alguns minutos;
Frite o alho, coloque os restantes dos ingredientes em camada na panela de pressão, coloque as sardinhas arrumadinhas por cima , adicione o azeite, o sal, e o vinagre e coloque um pouquinho de agua , 1 copo mais ou menos, tampe a panela e leve para cozinhar, no momento que começar a pegar a pressão, conte 40 minutos e depois desligue o fogo, aguarde esfriar sem abrir a panela e depois sirva.........huuuumm..bom demais!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados previamente. Não use comentários ofensivos. Agradeço a todos!