Busca

 

by Vania Siguel

Sejam bem vindos !



Sintam-se em casa !



domingo, 7 de novembro de 2010

PORQUE TRAÍMOS?

Antes de escrever esse artigo, conversei com mulheres, homens , colegas de trabalho e pesquisei também na internet para saber um pouquinho mais.
Na internet existem diversos artigos e explicações sobre o assunto. E com esse artigo, não tenho a intenção de discutir o que é certo ou errado, apenas expor o que penso e o que ouvi das pessoas com quem conversei sobre o assunto.
Vamos começar do inicio, mas procurando não justificar atitudes, mas antes citar uma frase deixada por Santo Agostinho que escreveu que a única pessoa que pode te amar verdadeiramente e plenamente é Deus, porque o amor dos homens tem muitas falhas, tais como ciúme, desconfiança , medo , raiva e discórdia.
Acho que todos nós somos a favor da felicidade!
Se existe um casal onde eles se traem, sabem e convivem bem com esse fato , quem somos nós para julgá-los?
Se existe um casal onde preservam a fidelidade, se respeitam verdadeiramente e optaram por isso, vamos criticá-los por isso?
Uma coisa é certa a mulher nunca vai aceitar ser traída e o homem, digo em sua grande maioria continuará traindo, achando que é por questões culturais, mas pelo que vejo, seja mais por questões de cárater. Quando um homem tem verdadeiro caráter acho que não trai. Acho que a traição não deve ser vista só pelo lado sexual.
Se a gente ama alguém não é bom usar da mentira, quando o homem trai e é descoberto, sempre tende a negar o que fez. Se o homem trai por algum problema com sua companheira, ou dificuldade pessoal não é assim que vai resolver seus problemas, as pessoas é que devem parar de “passar a mão na cabeça” da mentira.
E tem outra coisa importante geralmente quem trai quer achar a desculpa no outro, e não em sim mesmo...é por causa que ela é assim comigo, é por que ele é assim comigo...etc.
É sabido por todos que na maioria dos casamentos ou relacionamentos ambos não concordam em dividir seus parceiros, se todos sabem disso e porque fazem ???
Pra que absurdo maior do que o incentivo de utilização de preservativos por parte de marido/mulher para evitar DST´s. Tudo bem quando ambos estão de acordo, pela opção de união que fizeram.
Acredito que na insatisfação pessoal, digamos assim o “traidor”, ele/a quer provar pra si que ele ou ela ainda ta “podendo”.
Será que alguns homens realmente sabem o que é amar?
Conheço casos de homem casado, quem tem uma amante e mesmo assim busca outras “ficadas”, é falta de sexo mesmo...ou o homem (porque aqui estou falando de um homem) que é um mal caráter que ainda acha que é normal?
Atualmente a gente observa que as pessoas estão volúveis, nunca estão satifeitas com suas companhias, parece que não há mais amor e ninguém nunca consegue ser feliz, nunca estamos satisfeitos com nada.
Os homens na maioria usam a desculpa da evolução da espécie para suas escapadas, dizendo que é a religião e a filosofia que inventaram a traição e esquecem que nesta evolução também aconteceram o crescimento emocional das espécies, quer dizer que se antigamente havia matanças infundadas, atrocidades , então devemos continuar e onde está a EVOLUÇÃO, se o homem continua com resquícios dessa desculpa esfarrapada como perpetuador da espécie.
Se fosse assim tudo seria normal, eu roubo porque não tenho, eu mato porque eu quero, e trair então é porque ele/a me traiu e eu vou usar a mesma moeda de pagamento. Isso é vingança, mas será que vai te satisfazer?
Aí que entra a famosa inteligência emocional e o que a inteligência emocional, nada mais do que dominar os sentimentos. Inteligência emocional definida por Daniel Goleman como "...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)
E ai fica a pergunta, será que algumas ou maioria das pessoas ( homens/mulheres) não são dotadas de inteligência emocional?
E as sensação de culpa? Será que não existe? Sensação de estar enganando a quem amamos ou dizemos amar? Estudos comprovam que psicopatas não sentem culpa, só tem essa emoção que é sentir culpa quem conseguiu desenvolver um sistema ético que guia as atitudes da pessoa.
Mas que bom se sentimos culpa, sinal que foi percebido que alguma coisa está errada. E não adianta a culpa tem uma função muito importante na vida de todos nós. Claro que não devemos viver de culpa, e procurar acertar e fazer a coisa certa é que vai nos aliviar da sensação ruim que sentir a  culpa nos traz.
E não adianta arrumar desculpa dizendo que a culpa é da cultura e da sociedade em que vivemos.

O ser humano é insaciável em tudo e não apenas no sexo e isso é falta de alguma coisa… falta de inteligência emocional ou falta de Deus??
Não podemos dizer que amamos uma pessoa cometendo algo que sabemos que irá magoar essa pessoa. Será que realmente é amor?? Ou uma paixão, uma atração que com o tempo passa.
Deixo aqui a pergunta, será que esses que traem, tanto homem como mulher, amam mesmo? Sabem o que é amor? Amor(no sentido de querer bem e agir em prol). Ou será que eles somente tem o amor pragmático, aquele que visualiza somente os momentos e aquela necessidade temporária e ai depois tudo acaba.
Tudo bem que ninguém é de ninguém, mas e como fica o sentimento com aquele que dizemos amar, ninguém é dono de ninguém, mas todos também sabemos que tanto o homem quanto a mulher deve tratar seu companheiro/a com amor, respeito, carinho e dessa forma também afastamos qualquer desculpa que possa ser dada por algum dos dois.
A gente percebe que a traição é um sentimento egoísta, pois quem trai não pensa nos sentimentos dos outros e quem trai geralmente não quer ser traído pelo parceiro. Traição é vista de forma diferente por todos, visto que trair é fazer algo que a outra pessoa não sabe, e também entenda-se que admirar, ter pensamentos com outras pessoas, de alguma forma não é considerado como trair seu parceiro/a. Gostamos de admirar o que é belo, isso é do ser humano. Mas também tem o seguinte e que é importante eu controlo meus desejos ou sou controlada por eles???


Pra finalizar gente, acho que aquela velha frase: fazer aos outros o que eu gostaria que fizessem comigo deveria ser pensada e utilizada por todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados previamente. Não use comentários ofensivos. Agradeço a todos!