Busca

 

by Vania Siguel

Sejam bem vindos !



Sintam-se em casa !



terça-feira, 22 de maio de 2012

Dicas de configuração de mesa para jantares.


Chega uma hora na vida de todos nós em que precisamos ir (ou realizar)algum jantar, uma recepção, uma homenagem, um jantar do escritório.
Independentemente da situação, nós temos que saber como arrumar uma mesa de jantar e como é a etiqueta clássica em uma refeição especial.
Então vamos lá: Como arrumar uma mesa?
Apesar de cada vez mais pessoas adotarem o estilo de servir americano (em que os pratos e talheres ficam na mesa, as pessoas se servem sozinhas e comem onde lhes der na telha), é sempre bom saber a etiqueta clássica para não fazer feio quando a oportunidade aparecer.
Talheres: São os itens que mais deixam as pessoas com dúvidas (e em pânico). Para que serve aquele monte de garfos, facas e colheres? Nós explicamos.
É simples: a ordem dos talheres segue a ordem em que os pratos serão servidos, de fora pra dentro.
Para a entrada e couvert, você irá usar os talheres mais afastados do prato, ao passo que para o prato principal, são os talheres de dentro.
Na direita, somente facas e colheres e na esquerda, os garfos.
Acima do prato ficam os talheres de sobremesa. Colher acima, garfo no meio e a faca por último.
Todas as lâminas devem apontar para o centro do prato.
Copos: Devem ser alinhados na diagonal e sob uma ordem decrescente. O maior copo ou taça deve estar alinhado com os talheres da esquerda e o menor copo com os talheres da direita. Você pode ainda agrupá-los em duas fileiras. Se você tem dúvidas de qual é a taça certa para cada tipo de vinho, consulte o nosso post sobre a taça de vinho perfeita!
Guardanapos: De pano, sempre. Você pode colocar um guardanapo de papel minúsculo abaixo do principal para as mulheres secarem o batom e não sujarem o guardanapo de pano. Mas isso é opcional. Os guardanapos devem estar dobrados e localizados sobre o prato. Se você não conhece nenhuma dobradura, recomendamos o uso do anel para guardanapo, que são mais fáceis de usar, sem perder a elegância. Se o guardanapo for muito grande para o prato, coloque-o a esquerda dos garfos.
Acessórios: Pode-se colocar um prato menor para servir pão. Se ele vier acompanhado de algum antepasto, uma faca menor e especial para servir patês deve ser colocada sobre cada prato, na diagonal. Outros acessórios para mesa podem ser usados, como um prato menor para se depositar espinhas de peixe, por exemplo.
Saleiros e pimenteiros à mesa são polêmicos. Os franceses consideram um insulto à comida e ao chef. Por via das dúvidas, deixe-os na cozinha. Se você não tiver esse problema, entretanto, deixe claro que os temperos estão disponíveis. Além de saber realizar um jantar chique, você precisa saber como se portar em um evento assim.
Algumas dicas e gafes a serem evitadas, para você arrasar nos eventos, like a gentleman.
A dica vital que nós podemos dar é: se você não sabe como proceder ou como funciona algo, encarne a sua melhor cara de paisagem e observe o que os outros estão fazendo .
Imite-os. Se possível, dê uma conferida na mesa de jantar antes dele ser iniciado, para saber o que lhe aguarda.
Na hora do jantar em si, sempre é o anfitrião quem se senta (e levanta) primeiro. Espere que alguém lhe indique um lugar. Servir-se só está liberado se o anfitrião assim o disser. Caso contrário, espere que alguém lhe sirva. Todos também só começam a comer após o anfitrião.
Como explicamos acima, os talheres são usados de fora pra dentro. O primeiro prato será degustado com os talheres mais exteriores, até chegar ao prato final.
Guardanapos devem ser dobrados e colocados acima do joelho, sempre.
Só peça sal e pimenta se eles estiverem à mesa ou se o dono do jantar avisar que eles estão disponíveis. Caso contrário, supere o tempero e bola pra frente. Não separe ingredientes que não lhe apetecem em um canto do prato. Isso é uma desfeita ao chef. Essa atitude só está permitida em casos de extrema necessidade, caso você tenha alergia a algo, por exemplo. É costume ao ser convidado para um jantar, levar alguma bebida (como um vinho) ou um aperitivo.
Se for sua primeira visita, leve flores ou algum presente para a casa. Jamais fume à mesa ou dentro da casa do anfitrião. Na hora de ir embora, não se esqueça de agradecê-lo pessoalmente pela noite. Algumas regras antigas determinam que os convidados precisam oferecer um jantar em resposta ao que acaba de ser convidado, mas isso fica a gosto de cada um e da situação. Um costume que ainda é bem visto é agradecer pelo jantar no dia seguinte. Telefone ou mande um e-mail. Essa atitude demonstra que você realmente apreciou o convite.
Texto: mobly design

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados previamente. Não use comentários ofensivos. Agradeço a todos!