Busca

 

by Vania Siguel

Sejam bem vindos !



Sintam-se em casa !



sábado, 28 de janeiro de 2012

Tolerar para ser feliz !


Ao pensar sobre esse tema, me veio a cabeça diversos pontos, que eu como a maioria das pessoas, gostaria de ser um pouquinho mais tolerante, me acho uma pessoa que precisa aprender um pouco mais sobre a famosa tolerância para poder ter uma vida melhor.
Tolerância tem a ver com paciência, com gentileza e até com bom humor.
Tolerância tem a ver com relacionamentos pessoais, trabalho, dia a dia, enfim uma infinidade de coisas que precisamos aprender.
Hoje estou escrevendo sobre esse tema pensando sobre o que se vê atualmente sobre o que falta nos relacionamentos atuais é a tão famosa tolerância.
Tolerância para tolerar manias, defeitos, jeitos, etc.
Pensando dessa forma que o homem é um ser social e que todos nós temos nossa individualidade, maneira de ser, agir, se expressar, temos que pensar que a tolerância é uma palavra que deve ser muito utilizada por todos nós se quisermos que nossos relacionamentos dêem certo.
A palavra tolerância provem do latim tolerantia, que por sua vez procede de tolero, e significa suportar um peso ou a constância em suportar algo.
E ai vem uma pergunta que às vezes incomoda.
E até onde podemos abrir mão da nossa individualidade, nossa maneira de ser para sermos tolerantes com atitudes que nos chocam ou nos fazem sofrer?
Mudamos muito de pensamentos, as vezes o que para um de nós é algo tolerável num momento, pode se tornar intolerável em outra hora, outro dia.
O limite da tolerância para cada um de nós é de uma forma.
Tem por um lado a questão de manter a individualidade e se perdermos nossa individualidade poderemos nos sentirmos pessoas vazias, sem personalidade.
Existimos como pessoas e somos pessoas cheias de defeitos, mas nem sempre gostamos de ser rotulados pelos nossos defeitos, e nossos modos etc.
Mas também se pensarmos se temos amor podemos suportar as coisas boas e coisas ruins da pessoa que está conosco, ou de algo pequeno e que estamos dando um peso maior que deveria, mas também devemos analisar que até as fortalezas não suportam os sofrimentos sem se perturbar com o que atingiu.
De fato, abandonar um mau costume e atuar de modo completamente oposto é uma tarefa que exige esforço e pode durar meses ou anos.
É trabalhar arduamente, dia a dia tentando superar algo que para a gente antes poderia ser insuportável de vivenciar.
E para terminar vale a pena recordar os ensinamentos de Sócrates, "A felicidade não pode vir das coisas exteriores, do corpo, mas somente da alma, porque esta e só esta é a sua essência. E a alma é feliz quando é ordenada, ou seja, virtuosa. Diz Sócrates: Para mim quem é virtuoso, seja homem ou mulher, é feliz, ao passo que o injusto e malvado é infeliz. Assim como a doença e a dor física são desordens do corpo, a saúde da alma é a ordem da alma - e esta ordem espiritual ou harmônica interior é a felicidade"
Vânia Siguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados previamente. Não use comentários ofensivos. Agradeço a todos!