Busca

 

by Vania Siguel

Sejam bem vindos !



Sintam-se em casa !



segunda-feira, 12 de março de 2012

Alimentação orgânica.



Todos nós buscamos saúde, qualidade em produtos para nossa alimentação. Quanto menos agrotoxico, mais saudável será o alimento seja fruta, verdura ou legume que iremos ingerir.
E também tem a questão da preocupação com o meio ambiente, todos nós temos que nos preocupar e se render a produtos orgânicos.
Você já deve ter observado a grande variedade de frutas, verduras e hortaliças orgânicas à venda em supermercados. Apesar de custar mais caro, muita gente consome esses alimentos, em busca de uma dieta mais saudável. Mas será que eles realmente proporcionam mais benefícios para a saúde? Confira abaixo respostas para estas e outras dúvidas:

- O que são os alimentos orgânicos?
São os alimentos produzidos sem a utilização de agrotóxicos. Além disso, há a preocupação por parte dos agricultores com o equilíbrio entre o uso do solo e os recursos naturais, visando o desenvolvimento sustentável do meio ambiente e assim retirando o produto da terra da forma mais natural possível. Os frutos e legumes orgânicos são mais saborosos, mas, por não utilizarem agrotóxicos em sua produção, costumam ser mais feios que os comuns.

- Fazem bem à saúde?
Em relação ao valor nutricional, não há diferenças entre os itens orgânicos e não orgânicos. É importante lembrar, no entanto, que ambos, antes de serem consumidos, devem ser corretamente higienizados.

- A produção dos orgânicos preserva o meio ambiente?
Os alimentos orgânicos são produzidos de forma a reduzir ao máximo a agressão aos recursos naturais. Por não utilizarem produtos tóxicos, o risco de contaminação do solo e dos lençóis freáticos é menor.

- Como reconhecer um alimento orgânico?
Conforme a legislação brasileira em vigor desde janeiro de 2011, o consumidor reconhece o produto orgânico por meio do selo brasileiro ou pela declaração de cadastro do produtor orgânico familiar. Todo produto orgânico vendido em lojas e mercados tem que apresentar o selo em seu rótulo.*

- Por que eles custam mais?
Os produtos orgânicos são mais caros que os convencionais porque o modo de produção desses alimentos não utiliza pesticidas, o que gera muitas perdas durante as colheitas. E aí, o prejuízo é repassado ao preço final. Por isso, se você considera a versão orgânica muito cara, consuma os não orgânicos, e capriche na higienização!
E lembre-se: para seguir uma alimentação saudável e nutritiva, é importante incluir sempre no cardápio verduras, legumes e frutas.

* Fonte: www.agricultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados previamente. Não use comentários ofensivos. Agradeço a todos!